O alongamento muscular é de suma importância para manutenção da qualidade de vida, melhora da aptidão física e promoção de saúde. Trata-se de um tipo de exercício físico que tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento muscular.
Seus benefícios são:
- Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física;
- Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça;
- Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;
- Aumenta a consciência corporal, melhorando também a habilidade para aprender e executar movimentos finos;
- Melhora a postura;
- Previne lesões esportivas e as dores musculares após o exercício físico;
- Previne tendinites e LER (lesão por esforço repetitivo);
- Ativa a circulação sanguínea;
- Prepara o músculo para a atividade física;
- Produz ótimos resultados no tratamento de dores na coluna (lombalgia e cervicalgia).
Quando Realizar: Antes, depois do exercício físico ou nesses dois momentos?
O treinamento da flexibilidade ainda é um tema que envolve alguns mitos e suas questões não foram 100% concluídas. Principalmente quando se debate desempenho e prevenção de lesão.
É importante que o seu programa de treinamento seja prescrito com a finalidade de evitar exercícios de alongamentos antes de exercícios que exigem força e um alto grau de estabilidade das articulações como os exercícios de impacto, isso porque os alongamentos relaxam os músculos e diminuem a estabilidade articular, reduzindo o papel do sistema nervoso. O que pode e deve ser feito antes dos treinos é elevar a temperatura do corpo através de um aquecimento para lubrificar as articulações do corpo, acelerar um pouco os batimentos cardíacos para um treino com mais segurança.
Uma dica bastante interessante para quem deseja usufruir de todos os benefícios do alongamento muscular é praticar yoga e pilates. São atividades físicas que se utilizam de técnicas que vão exigir e desenvolver uma boa elasticidade do corpo.
Sendo assim, alongamentos intensos podem até aumentar os riscos de lesões tanto realizados antes ou mesmo depois dos treinos. Podendo inclusive atrapalhar o desempenho. O caminho é que todo programa de exercícios, independentemente de seus objetivos ou modalidade, deve incluir o alongamento.
Busque sempre um profissional de educação física para prescrever e orientar seus treinos.