
O ano já começou há mais de um mês, porém, muitos só fazem os planos de vida nova após o carnaval. Você é um desses? Bom, independente de já ter planejado ou não suas metas de saúde para 2018, vale refletir sobre o que deseja melhorar e dar o primeiro passo para estabelecer uma vida mais saudável!
ÍNICIO DO ANO:
Exageros das festas do fim de ano + redução ou ausência de atividade física = Descontrole!
OBS: Não adiantam promessas de início de ano, não existem milagres... Deve se movimentar, buscar a melhorar, PLANEJAR E EXECULTAR!
Também não vai adiantar se desesperar!
Não adianta EXAGERAR, pois você pode acabar se lesionando...
A atividade deve ser intensificada, mas, sem exageros e com orientação profissional, dando prioridade à atividade aeróbica, associada a exercícios musculares onde a freqüência cardíaca fique acelerada a maior parte do treino (facilita a queima de gordura).
Dica: Pode iniciar com caminhadas diárias de 30 min a 1 h. Aos poucos vai evoluindo, respeitando os limites individuais.
Gorduras, doces, refrigerantes, guloseimas em geral devem ser cortadas da rotina. A alimentação é tão ou mais importante que a prática de atividade física. Chega de regalias, as festas já acabaram...
PASSOS IMPORTANTES PARA INICIAR A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR:
* Atividade física: Escolha qual atividade física gosta de fazer (é muito importante gostar, vai ajudar na adesão). A melhor opção é fazer uma avaliação física com profissional qualificado, antes de iniciar as atividades para verificar estado físico. A frequência deve ser de no mínimo 3 vezes e no máximo 6 vezes/semana, entre 30 min a 1 h30.
*Alimentação: Reduzir a quantidade (mesmo dos alimentos saudáveis) e aumentar o fracionamento é uma ótima dica alimentar.
A alimentação deve conter frutas, verduras, fibras (para aumentar a saciedade e ajudar no trânsito intestinal), carnes magras, leite e derivados desnatados. Lembre-se: COMER MAIS VEZES, POUCA QUANTIDADE!!
Cuidado!!! Nesse momento deve ter o mínimo de regalias...
À medida que for melhorando, vais poder ter mais regalias, lógico sem exageros!
*Dica: 1 ou no máximo 2 refeições livres na semana – Sem exageros!!
Não desista! Mudar hábitos alimentares (reeducação alimentar) dá trabalho, mais vale à pena. Aprender a ter autocontrole, vai trazer mais saúde, corpo bonito e ainda vai poder aproveitar algumas regalias ao longo do ano!
Se tiver uma recaída no meio do processo ou até mesmo na fase de manutenção, respire fundo e recomece. Ahh... Recomece no mesmo dia, para que esperar para o dia seguinte? Derrapou no almoço, volte à tarde para sua rotina normal e faça mais atividade aeróbica para ajudar na queima das calorias extras (lembre-se, nada compensa).
Não se culpe, mas não relaxe: Você não é a vítima nem o vilão!
Agora é com você! Vamos lá, MUDE!!!! Feliz Ano Novo!!!