A corrida é uma das atividades físicas mais realizadas no mundo. Indivíduos de diversas faixas etárias aderem a esse esporte por vários motivos, entre eles a perda de peso, saúde, condicionamento físico, lazer e qualidade de vida. A sua prática traz muitos benefícios, mas, quando não supervisionada por um profissional, também pode trazer malefícios, dentre eles as dores articulares e musculares.
Quando se tratando de dores articulares, por exemplo, cito a mais comum em entre elas: JOELHO! Bastante comum entre os corredores, as dores nos joelhos aparecem de forma gradual, sempre após um treino mais longo, ao aumentar o volume de treinos, quando se treina em terrenos íngremes ou quando inicia-se uma rotina de treinos de corrida.
Em geral as dores no joelho são provocadas por desequilíbrio muscular, falta de flexibilidade, alteração do controle do movimento dos membros inferiores durante a corrida, sobrecarga e aumento da intensidade dos treinos. Para preparar seu corpo e não ter problemas nos joelhos ao correr, se ligue nestas dicas:
1- Primeiramente, busque um profissional de educação física com especialidade em corrida para orientá-lo(a);
2- Realize uma avaliação biomecânica antes de começar a correr, para análise da marcha e pisada;
3- É interessante que antes de correr sejam realizados exercícios neuromusculares para fortalecer os músculos da região do quadril, joelho, coluna, tornozelos e, assim, proteger as articulações;
4- Inicie os treinos com cautela, ou seja, sem excessos ou exageros;
5- Ao aumentar o volume de treino, respeite a média de 10% a 15% sobre o volume atual. Assim será mais seguro e confortável;
6- Tenha bons períodos de descansos entre os treinos;
7- Mantenha boas horas de sono;
8- Busque um nutricionista desportivo para lhe orientar e prescrever um padrão alimentar adequado.