Blog
08h00

Qual método de treino é mais eficiente para a hipertrofia muscular?

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Qual método de treino é mais eficiente para a hipertrofia muscular?

Fala minha galera tudo bem? Vamos lá para mais uma discussão relacionada ao treinamento resistido (musculação). Quem nunca fez aquela clássica pergunta para o parceiro de treino ou amigo de academia: “quanto você pega no supino?”. Por muito tempo este foi um parâmetro usado pelos leigos para mensurar força ou hipertrofia, o quanto você conseguia levantar no supino reto ou na rosca direta, mas, será que a carga levantada é na verdade o fator primordial para a hipertrofia?

Alguns pesquisadores tem se dedicado a elucidar o efeito do treinamento de alta carga em comparação ao treinamento resistido de baixa carga e sua relação com ganhos de força e hipertrofia muscular, (Mitchell et al., 2012; Ogasawara et al., 2013; 2016, 2017; Van Roie et al., 2013). Em 2015, Schoenfeld comparou o efeito do treinamento de resistência de baixa carga ao treinamento de alta carga onde um grupo realizou de 25 a 35 repetições (baixa carga) enquanto o outro grupo realizou de 8 a 12 repetições (alta carga), 3 vezes na semana, em dias alternados, por um período de 8 semanas.

De acordo com os resultados, tanto o treinamento de baixa carga, como o treinamento de alta carga geram ganhos hipertróficos, porém, vale salientar que o treinamento de baixa carga gera ganhos similares ao treinamento de alta carga apenas quando realizado até a falha concêntrica. Agora, quando o objetivo do treinamento é ganho de força, o treinamento de alta carga se mostra superior para maximizar as adaptações de força muscular.

Por isso, antes de realizar qualquer método de treinamento procure um profissional qualificado (professor de educação física) para maior eficácia na aplicação do seu treino.

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2025. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital