
O que podemos aprender com um filme tão bem produzido quanto BATMAN BEGINS, o primeiro da penúltima trilogia do homem-morcego da DC COMICS? O filme fala de uma temática instigante: a trajetória de Bruce Wayne. Ainda criança, o pequeno Bruce cai acidentalmente numa caverna que fica no terreno da mansão da família. Na queda, desmaia e fica seriamente ferido, tanto física quanto emocionalmente. O garoto ficou horas preso na escuridão da caverna e milhares de morcegos que habitavam o local voaram sobre ele.
Ao ser resgatado da caverna, o jovem Bruce se cura das feridas do corpo, mas não das feridas da alma: fica com trauma de lugares escuros e com fobia de morcegos. A morte dos pais é outro baque que ele não consegue superar sozinho. Adulto, Bruce larga seus bilhões e sai numa jornada de autoconhecimento em busca de respostas: o que leva alguém a ser criminoso? Quais as razões para a violência? O que motiva quem comete crimes? Como posso ajudar a fazer a sociedade mais justa?
Anos depois, Bruce retorna a Gotham, tem um insight e toma uma decisão inusitada e de alto risco: Volta para a caverna onde tudo começou e dessa vez, DESCE INTENCIONALMENTE, retornando ao local escuro e cheio de morcegos. Ele quer "se experimentar", desafiar seus limites, aplicar o que aprendeu em sua jornada. Ao descer, não sente mais medo. Milhares de morcegos saem do fundo da caverna assustados e sobrevoam o jovem ainda perdido existencialmente. Bruce fecha os olhos, abre os braços e os morcegos passam por ele.
Bruce sente os morcegos, mas seu coração não acelera. Ao contrario, ele sente PAZ! E ao sair da caverna descobre que houve uma grande mudança em sua vida: Antes ele era o menino que tinha fobia de morcegos. Era assustado, inseguro, sem rumo, mas agora ele é o homem que aprendeu com morcegos e vai integrar as habilidades desse animal às suas competências adquiridas com muito esforço ao longo de sua trajetória.
Ele agora é o HOMEM-MORCEGO, o BATMAN! E sua vida tem um novo sentido!
E você, quais são suas perguntas ainda sem respostas? Quais são seus medos? Quem são seus "morcegos"? Quais foram suas perdas? Onde está sua Gotham?
Faça como Bruce Wayne: mergulhe em sua caverna! Abra mão do conforto da mansão e retorne conscientemente à escuridão e aos morcegos, pois só assim você terá (paradoxalmente) a LUZ do conhecimento e integrará seu lado BATMAN, o herói que tem um propósito e um sentido na vida.
Aquilo que tememos é exatamente o que precisamos travar contato mais íntimo, de modo a aprendermos e evoluirmos em busca do equilíbrio! Nem só HOMEM, nem só MORCEGO. A saída é o HOMEM-MORCEGO, o cavaleiro das trevas que promove justiça em Gotham.
Boa jornada!