
Estalo na articulação: o que fazer? Ouço com frequência alunos questionando o porquê do estalo na articulação, principalmente no ombro e joelho. De antemão quero tranquiliza-los: nem sempre esses estalos estão relacionados com algum tipo de lesão. Os estalidos são incompreendidos e, por isso, ganham essa "má fama".
Dentre as razões que os provocam, existem algumas, uma delas é quando o tendão - tecido fibroso que liga os músculos a outras estruturas anatômicas - se desloca de seu trajeto natural; ele passa por dentro de uma espécie de túnel, composto por um tecido que o reveste e protege, quando se desloca por causa de um movimento mais brusco, ocorre um atrito com as paredes desse túnel e aí surge o estalo.
Porém se houver dor crônica durante a mobilização articular, os estalidos podem ser provenientes de um desgaste articular (procure um especialista!). Mas, se não houver dor não se assuste, pois, o medo pode gerar uma cinesiofobia, que é o medo de sentir dor na realização de determinado movimento.