Blog
08h00

E aí? O treino “HIIT” é para qualquer pessoa?

Compartilhe
Tamanho da Fonte
E aí? O treino “HIIT” é para qualquer pessoa?

Há aproximadamente dois ou três anos atrás só se ouvia falar de HIIT (High Intensity Interval Training ou simplesmente Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) nos bancos acadêmicos das Faculdades de Educação Física ou nos livros específicos sobre Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício. De um tempo para cá, o HIIT atingiu, através das mídias sociais, os mais variados praticantes de exercício físico, nas academias, nos clubes de corrida e não somente os atletas de alto rendimento, que já utilizavam esse método há muito tempo.

E isso nos preocupa um pouco...

Eu arriscaria dizer que os métodos intervalados já vêm sendo utilizados desde o primeiro período do Treinamento Desportivo, chamado Período da Arte (778 a.c.), tornando-se fundamentado cientificamente a partir do quarto período do Treinamento Desportivo, chamado Período Pré-Científico(1952), onde o pesquisador alemão Woldemar Gerschler a partir de 1939, na cidade de Friburgo, realizou os primeiros ensaios científicos e, em 1952, um outro fisiologista alemão Herbert Reidell deu ao treinamento intervalado sua forma atual, dando ao método uma base fisiológica.

O Treinamento Intervalado é caracterizado por uma FASE DE ESFORÇO, estabelecida de acordo com uma carga escolhida, conforme o objetivo específico a ser treinado, alternada com uma FASE DE RECUPERAÇÃO (intervalos de repouso), que são regulados e regidos por determinadas normas pré-estabelecidas, onde a duração dessa pausa, o caráter e o modelo do repouso apresentam uma importância idêntica a FASE DO ESFORÇO.

Atualmente alguns protocolos de HIIT estão famosos nas redes sociais, o que facilita muito o acesso a informação, porém, os interessados não possuem o conhecimento técnico suficiente que lhe permitam adotar critérios para escolher o que melhor se adéqua a sua realidade individual e, também, avaliar se o seu nível de capacidade aeróbia (VO2máx) possibilita utilizar este método de treinamento, como por exemplo os citados abaixo:

 

  1. Protocolo Tabata: criado pelo japonês IzumiTabata, utilizado inicialmente com Patinadores Olímpicos e depois utilizado em outras dinâmicas.

Ex.: 8 séries de 20” com Intensidade Máxima (All Out) com 10” de Intervalo

 

  1. Protocolo Gibala: criado pelo canadense Martin Gibala.   
    Ex.: 3 Minutos de Aquecimento

  Treinados:

8 a 12 séries de 60” com Intensidade Máxima (All Out) com 75” de Intervalo

Iniciantes:

10séries de 60” com 60% com 60” de Intervalo

 

  1. Protocolo Timmons: criado pelo inglês Jamie Timmons.

Ex.: 3 séries de 20” com Intensidade Máxima (All Out) com 2’ de Intervalo Ativo, com uma frequência de 3 vezes por semana.

 

  1. Protocolo Q48: criado pelo brasileiro Vinicius Possebon.

Ex.: 10 minutos de Exercícios Calistênicos Variados, com uma frequência de 3 vezes por semana.

Antes de iniciar treinamentos desta natureza, utilizando qualquer um destes protocolos, sugerimos que procure um Profissional de Educação Física, especialista em treinamento personalizado, que será capaz de orientar quais exames médicos básicos e complementares são necessários para afastar todos os principais fatores de risco cardiovasculares, favorecendo assim a montagem de um treino capaz de proporcionar os resultados desejados com um baixo risco para a saúde.

Informação não é conhecimento!

O acesso a tanta informação, nos dias atuais, parece bastante interessante, mas nem sempre todo esse bombardeio de informação é positivo. A informação só se transforma em conhecimento, através de uma análise mais profunda e uma visão mais crítica sobre as verdades de determinado conteúdo.

Sendo assim, tenha cuidado com o que ouve, vê e lê.

É melhor checar antes.

 

Marcelo Affonso de Carvalho

CREF 000151 G/BA

Especialista em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Católica do Salvador Sócio do Personal Club

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2024. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital