Blog
07h00

Vitamina D e atividade física

Compartilhe:

Tamanho da Fonte:

Vitamina D e atividade física

Quantas pessoas você já viu com um resultado abaixo do normal para Vitamina D?

Várias pessoas concordam?! Infelizmente essa situação está cada vez mais frequente, apesar da nossa cidade nos presentear com um belíssimo sol ao longo de todo o ano.

Mas é preciso um alerta para essa deficiência! Não pense que essa baixa dos níveis de Vitamina D é normal, pois representa danos à saúde.

Suas principais fontes alimentares são:

- Óleos de fígado de peixe (bacalhau, atum e cação),

- Gema de ovo,

- Manteiga,

- Salmão e atum.

Mas não adianta apenas ingerir as fontes alimentares!

O 7-dehidrocolesterol, presente na pele, em contato com os raios solares é transformado em vitamina D3 (só através da exposição ao sol). Esta forma não ativa da Vitamina D é transportada pela corrente sanguínea até o fígado que a transforma em calcidiol. Porém, a mesma ainda passa por outro processo bioquímico nas células renais para se tornar ativa.

E quais são suas funções?

A Vitamina D é responsável por manter a homeostase do cálcio e do fósforo, mantendo conseqüentemente as concentrações de cálcio intra e extracelular entre uma faixa fisiologicamente aceitável. 

Sendo assim, ingestão insuficiente ou a dificuldade de absorção pode ocasionar perda óssea gerando osteoporose, dores e fadiga muscular. Alguns estudos também relacionam a deficiência de Vitamina D com doenças cardiovasculares, diabetes tipo 1, tipo 2 e esclerose múltipla.

O que a Vitamina D tem haver com performance?

Níveis sanguíneos adequados podem aumentar a força e potência dos músculos de contração rápida, reduzindo assim inflamações, além de melhorar a imunidade, principalmente durante as fases de treinos mais intensos.
Sua deficiência pode causar sarcopenia, fraqueza muscular, e contribuir para um aumento do risco de danos musculares e miopatias.

Estudos demonstram atrofia de fibras musculares do tipo II, nos casos de deficiência, que estão relacionados à diminuição de força muscular. Outros apontam também seu efeito no fortalecimento muscular e na diminuição do risco de quedas em idosos, quando associado a exercícios físicos.

Em resumo: É de fundamental importância para saúde como um todo e para a melhora da performance no esporte ter os níveis de Vitamina D adequados. Para um melhor aproveitamento é necessária à ingestão das fontes alimentares, associada à exposição ao sol. Nunca suplemente sem orientação!

Em alguns casos o médico ou nutricionista podem indicar a necessidade e doses adequadas de uma suplementação de Vitamina D, seja para corrigir carências ou ajudar no aumento da performance (no caso de atletas de alto nível).

 

Alice Alagia CRN5 3623

Nutricionista Clínica, Esportiva e Ortomolecular.

- Diretora da Alagia Assessoria Nutricional (centro multidisciplinar de saúde e nutrição) - @alagiaassessorianutricional

- Responsável técnica – Do Se Tamanho (alimentos funcionais) - @doseutamanho

Parceiros:
South Claro Rádio Jovem Pan
A Hammer Fitness Club
2017 - 2025. Hammer Fitness Club. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital