
O treinamento em circuito é uma modalidade de treino que combina aparelhos de resistência sem intervalo (bi-sets), com exercícios aeróbicos, intercalando atividades de alta e baixa intensidade. Essa combinação estimula a oscilação da frequência cardíaca e, é quando a frequência fica mais elevada que acontece a queima de gordura.
Com duração média de uma hora, o treino em circuito deve começar com um aquecimento (pré-treino), composto por um exercício aeróbico que pode ser esteira, elíptico, escada ergométrica, bike, entre outros, por cerca de 10 minutos e um pós-treino, também aeróbico, por um período mais extenso, cerca de 20 minutos. Os demais exercícios devem ser prescritos de maneira individualizada, respeitando os limites de cada um. Considerada a prática em três vezes por semana, os resultados são observados, em média, num período de 40% a menos, se comparado ao tempo de treino convencional.
Entre os cuidados necessários para a realização do treinamento em circuito destaco o uso do monitor cardíaco, aparelho que possibilita ao aluno controlar sua frequência cardíaca, fazendo com que ele se mantenha dentro da sua zona alvo (valor máximo de batimentos cardíacos que o indivíduo deve alcançar por um determinado tempo. Vale ressaltar que a eficácia desta modalidade de treino é evidenciada tanto em nossa prática profissional, quanto em artigos já publicados por outros especialistas.