
A alimentação desempenha papel importante na saúde do cérebro. Os melhores alimentos para impulsionar a função da memória são os que estimulam um bom fluxo sanguíneo para o cérebro e a correta transmissão de informações entre os neurônios. Pensando nisso, a nutricionista Camilla Almeida Menezes traz umas dicas para você. Confira!
Hammer: Como podemos dar um up grade na memória através da alimentação?
Camilla: Para começar é preciso lembrar que nosso cérebro depende de glicose 24 horas por dia. Então, é preciso garantir oferta de energia constante. Longos períodos em jejum não vão ajudar. Procure se alimentar regularmente, de três em três horas, optando por alimentos de baixo índice glicêmico, que são aqueles que liberam açúcar para a corrente sanguínea de forma gradual e lenta. Uma boa dica é realizar pequenos lanches entre as principais refeições, contendo raízes cozidas, em especial batata doce, granolas e pães integrais.
Hammer: Quais são os nutrientes que mais atuam na função cerebral?
Camilla:
-
Triptofano, por sua importância na síntese de neurotransmissores. Fontes: nozes, chocolate, banana.
-
Antocianinas, pela função antioxidante, combatendo radicais livres. Fontes: frutas vermelhas.
-
Zinco, magnésio e selênio, minerais antioxidantes que atuam na transmissão de impulsos nervosos. Fontes: sementes oleaginosas como a castanha de caju, do Pará ou de baru e cacau.
-
Ômega 3, pela ação antinflamatória e por permitir melhor transmissão de informações entre os neurônios. Fontes: sementes oleaginosas, folhas verdes, peixes e vegetais marinhos.
-
Vitaminas do complexo B, pois participam da regulação dos impulsos nervosos. Fontes: vegetais em geral, cereais integrais.
-
Colina, por participar da construção e reparo de neurônios e da síntese de neurotransmissores. Fonte: gema do ovo.
Hammer: É possível reunir tudo isso em uma refeição?
Camilla: Sim. Basta montar uma bela salada. Folhas verdes escuras, tomates, nozes, castanha do Pará e ovos cozidos. Por cima, azeite de oliva extra virgem, semente de linhaça e umas gotinhas de limão. Para acompanhar, um suco de morango orgânico com água de coco, batido com um pouco de levedura de cerveja. Quer aproveitar o que sobrou da salada? Coloque tudo dentro de um pão integral e faça um belo sanduíche natural.
Agende a sua aula experimental na Hammer e conheça mais sobre esse e outros assuntos atrelados ao seu treino. Venha ficar no seu melhor em www.queromeumelhor.com com 5 dias free.
Fontes:
Morley JE. Cognition and nutrition. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2014;17(1):1-4.
Kang JH, Ascherio A, Grodstein F. Fruit and vegetable consumption and cognitive decline in aging women. Ann Neurol. 2005;57(5):713-20.
Pribis P, Shukitt-Hale B. Cognition: the new frontier for nuts and berries. Am J Clin Nutr. 2014;100(Suppl 1):347S-352S.
Pase MP, et al. The Effects of Long-Chain Omega-3 Fish Oils and Multivitamins on Cognitive and Cardiovascular Function: A Randomized, Controlled Clinical Trial. J Am Coll Nutr. 2015:1-11.